Justificativa:
Vemos diariamente a falta de ética nos meios de comunicação, na imprensa, no dia-a-dia das pessoas. As tecnologias que deveriam estar ao serviço das pessoas trazendo a verdade e a informação, estão permeadas de segundas intenções. Nesse sentido, faz-se necessário uma boa reflexão com os alunos quando acessam a internet e outros meios, em utilizá-los, mas com o devido respeito e com o compromisso com a verdade. Desenvolver um projeto é um bom caminho para despertar o uso das tecnologias com ética.
Público alvo:
Alunos do Ensino Médio na disciplina de Sociologia, na Escola de Educação Básica Victor Meirelles – Vitor Meireles (SC).
Objetivos:
- Destacar situações diárias onde os meios de comunicação e as tecnologias podem faltar com a verdade;
- Despertar nos alunos atitudes reflexivas diante do uso da internet;
- Refletir com os alunos a importância de construir uma ética pautada em valores e princípios humanos.
Procedimentos didáticos:
O projeto será desenvolvido com os alunos em três momentos. Inicialmente, será feita uma pesquisa na internet com o propósito de relatar aspectos positivos e negativos do uso das tecnologias. Em seguida, a partir das observações dos alunos, será feito um debate, apontando os problemas e as soluções que as tecnologias fornecem. Por último, através de teatro, os alunos representarão como é trabalhar com as tecnologias, promovendo o diálogo e o entendimento entre os homens.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante todo o trabalho desenvolvido nas aulas, através da participação, da busca, do empenho, e das discussões promovidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário